top of page

Balanço da chuva MG e alerta para temporais nos próximos dias.

Minas Gerais enfrentou uma intensa tempestade na terça-feira, 23 de janeiro, com acumulados significativos de chuva em diversas regiões do estado. Os volumes registrados em municípios como Contagem, Raposos, Congonhas, Brumadinho, Barbacena e Caratinga superaram 20% do total esperado para o mês.


Esses números representam mais de 20% da média mensal de chuva que é 330mm em boa parte das regiões, causando preocupações para os próximos dias. 


CAUSAS E PREVISÕES 


A formação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul foi um fator determinante para as chuvas intensas. O alinhamento dos sistemas meteorológicos para formação do canal de umidade contribuiu para as fortes precipitações na tarde e noite de ontem. A expectativa é que o sistema se estabilize sobre a região, mantendo a chuva elevada nos próximos dias. 

Previsão para os próximos dias 


QUINTA-FEIRA (25)


A chuva perde intensidade na faixa sul do estado, possibilitando o retorno do sol. No entanto, são esperadas pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite, acompanhadas por raios. A atenção se volta para a faixa central e norte, onde a condição será de muita nebulosidade ao longo do dia, com poucas aberturas de sol e risco de temporais. Em Belo Horizonte, a temperatura oscilará entre 15ºC e 26ºC, com alerta para temporais sobre a capital.


SEXTA-FEIRA (26)


A situação meteorológica não apresenta mudanças significativas, com a chuva avançando sobre boa parte do estado. Prevê-se muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol em toda a faixa central, norte, leste e sudeste, incluindo a capital Belo Horizonte. O sol aparecerá com mais intensidade na faixa sudoeste, mas ainda há previsão de pancadas de chuva. As temperaturas variarão entre 17ºC e 26ºC na capital, com risco de novos temporais.


SÁBADO (27)


A tendência é de volumes elevados de chuva em todo o estado, com destaque para as regiões central, norte, leste e sudeste. Muita nebulosidade persistirá, acompanhada de alertas para temporais nessas áreas. Na faixa sudoeste, o sol aparecerá com mais força, mas há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Em Belo Horizonte, a temperatura mínima será de 18ºC e a máxima de 23ºC. 


DOMINGO (28)


A chuva diminuirá na parte sul do estado, permitindo que o sol predomine em boa parte do dia. Contudo, a previsão ainda inclui pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Nas regiões central e norte, a tendência de fortes chuvas persiste, auxiliada pela atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). A condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol, com alerta para temporais na faixa norte, nordeste e leste. As temperaturas permanecerão reduzidas, com mínima de 18 graus para Belo Horizonte e máxima de 24 graus.

 

bottom of page