top of page

Ano letivo na rede estadual 2020 termina amanhã. Dia 04 de março começa o de 2021

Em razão da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu o Regime de Estudo não Presencial para a continuidade do ano letivo


Depois de um ano atípico, marcado pelo isolamento social e com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, as escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais irão encerrar, no dia 30 de janeiro de 2021, o ano escolar de 2020. O período de férias escolares vai de 1 de fevereiro até 2 de março. Já o ano letivo de 2021 está previsto para começar no dia 4 de março.


Nas escolas estaduais, o ano letivo de 2020 foi marcado pela implementação do Regime de Estudo não Presencial, fortalecimento da parceria entre as unidades de ensino e as famílias dos estudantes e, também, pelo desenvolvimento, por parte dos professores, de diferentes estratégias que tiveram por objetivo manter o vínculo com os alunos e consolidar o processo de ensino e aprendizagem de forma remota.


Durante o ano, também foi realizada uma campanha intensa de Busca Ativa dos alunos que estavam infrequentes ou quase abandonando a escola. Os gestores e professores ficaram atentos à participação dos estudantes às atividades remotas e, quando percebiam ausência dos alunos às ações propostas, desenvolviam estratégias pontuais, como telefonemas para as famílias e, em alguns casos, até visitas às residências dos alunos, sempre seguindo as determinações de segurança sanitárias.


Além dos bons resultados alcançados com o Regime de Estudo não Presencial, o ano também foi marcado na rede pública estadual de ensino por boas notícias nos indicadores educacionais, como os resultados históricos conquistados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – ano/base 2019. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em setembro de 2020, mostraram que Minas Gerais subiu duas posições no ranking dos estados ficando na nona posição, em relação ao Ensino Médio, alcançando a melhor nota desde 2011. Foi o maior salto na história do Ideb do ensino médio no estado, passando de 3,6 para 4,0.


Regime de Estudo não Presencial


Com o isolamento social e a necessidade de suspensão das atividades escolares presenciais em razão da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu o Regime de Estudo não Presencial. Desde maio de 2020, os alunos da rede contaram com três principais ferramentas para acesso aos conteúdos escolares, de maneira a dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem: o Plano de Estudo Tutorado (PET), o programa Se Liga na Educação e o Aplicativo Conexão Escola. A iniciativa foi elogiada nacionalmente e contou com grande participação dos estudantes da rede. Ano letivo de 2021


Em 2021, o ano letivo nas escolas da rede pública estadual de ensino tem previsão de iniciar no dia 4 de março, de acordo com a Resolução nº 4.469/2020. Além da data de início das aulas, o documento também define os procedimentos de ensino, diretrizes administrativas e pedagógicas nas quais as escolas devem se orientar neste ano de 2021.


As estratégias para o modelo a ser adotado no ano letivo de 2021 estão em construção pela SEE/MG. A pasta realizou, entre os dias 18 de dezembro a 15 de janeiro, uma consulta pública com objetivo de ouvir a comunidade escolar e colher contribuições sobre a estratégia.


Fonte: Secretaria de Educação de Minas Gerais

Kommentarer


bottom of page