top of page

Administração ou Ciências Contábeis, qual escolher?




Administração e Ciências Contábeis são cursos populares e que existem na grande maioria das instituições de ensino. Por terem algumas semelhanças e até mesmo ligações, as áreas confundem os estudantes que estão naquela fase decisiva de escolher qual graduação fazer.


Se esse é o seu caso, conheça um pouco mais sobre cada um dos cursos, entenda as diferenças e o que faz o profissional de cada ramo.


O curso de Administração


Sempre na lista dos cursos com maior número de inscritos anualmente, Administração é conhecido pela sua pluralidade. Oferece uma infinidade de caminhos profissionais possíveis para os egressos que são especializados em gerenciamento e otimização de processos. Essa força de trabalho pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa, seja ela pública, privada, grande, pequena, multinacional ou sem fins lucrativos.


A função do administrador é, portanto, agir de uma forma multidisciplinar, englobando diversos setores da companhia na sua gestão de recursos.


A graduação é um bacharelado da área de Humanas com duração de oito semestres. A presença da Contabilidade da Administração acontece em disciplinas como Fluxo de Caixa e Custos, fundamentais para entender a dinâmica de qualquer empresa.


O curso de Ciências Contábeis


Por sua vez, a área de Ciências Contábeis forma profissionais que estarão focados no setor financeiro da empresa e no seu desempenho. A visão deles do negócio é um pouco mais segmentada e focada nesta área específica, incluindo toda a carga tributária e burocracia que a acompanham.


O contador precisa agir meticulosamente para identificar possíveis falhas em orçamentos e auditorias. O trabalho dele exige grande organização, precisão e detalhamento.


O bacharelado tem duração de oito semestres, tal como acontece com a Administração. E até algumas disciplinas da grade curricular são as mesmas, a diferença é que surgem matérias específicas como Controladoria Pública, Atuarial e Prática Contábil.


Qual o melhor: Ciências Contábeis ou Administração?


Essa é uma pergunta impossível de responder porque são dois cursos diferentes que cumprem demandas distintas. Talvez o melhor seja questionar: qual o melhor para mim?


A área de Administração é bastante concorrida, forma milhares de profissionais todos os anos, mas também ainda tem um mercado bastante diversificado. Por sua vez, Ciências Contábeis continua a precisar de mão de obra atualizada. Espaço há. A questão é que caminho você quer seguir.


Onde cursar?

Mesmo que você ainda não tenha decidido qual dos dois fazer, saiba que pode contar com os cursos de graduação na Doctum. Tanto Administração, nas modalidades presencial, semipresencial e EaD, Ciências Contábeis também estão disponíveis nas três modalidades: presencial, semipresencial e EaD.


O curso de Administração pela Doctum está presente em 12 polos e o de Ciências Contábeis em 5. Optando pela graduação a distância, você contará com um ambiente de aprendizagem virtual intuitivo e completo, que pode ser acessado de qualquer lugar.

Desfrute da qualidade de uma das 50 melhores instituições de ensino do país, de acordo com o MEC, e ainda tenha acesso a bolsas de estudo, desconto e financiamentos sem juros. Seja Doctum!


Fonte: Blog Doctum



Commenti


bottom of page