top of page

Abril 2023: confira a previsão para a região sudeste


O fenômeno La Niña, que atuava desde o final de 2020, se desconfigurou e o Pacífico equatorial está na fase neutra. Mesmo assim, a circulação atmosférica ainda mantém algumas características da situação de La Niña, pois este desacoplamento não é imediato.


Ao longo do outono, o Pacífico Equatorial se aquece e as águas quentes migram de leste para o central e oeste. Até o mês de junho, espera-se que toda a faixa equatorial do Pacífico esteja mais quente do que a média histórica.


Ao longo de abril, a chuva diminui gradualmente sobre todo o Sudeste. No centro-norte de MG e de SP e no ES, as chuvas ainda seguem ocorrendo na forma de pancadas na primeira quinzena, diminuindo no final do mês.


A chuva fica um pouco acima da média em quase toda a Região Sudeste, com exceção de pontos no leste de SP e sul do RJ, onde os volumes tendem a ficar dentro do normal.


A temperatura fica um pouco acima da média em praticamente toda a região, principalmente no oeste de SP, onde o calor ainda pode ser intenso na primeira quinzena.


A temperatura fica um pouco acima da média em grande parte de MG, ES e em toda a faixa litorânea da região, e ligeiramente abaixo da média no interior de SP, sul de MG e interior do RJ.

Algumas frentes frias passam pelo litoral do Sudeste na segunda quinzena, provocando quedas de temperatura, mas o frio não é intenso.


留言


bottom of page