35ª Feira da Paz celebra cultura, tradição e entretenimento em Leopoldina de 3 a 7 de setembro
- jornalzonadamataon
- há 2 dias
- 3 min de leitura

A cidade de Leopoldina se prepara para viver mais uma edição de um dos eventos mais tradicionais da região. De 3 a 7 de setembro, o Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis recebe a 35ª Feira da Paz, uma realização da Associação das Pioneiras de Leopoldina (APIL).
Com mais de três décadas de história, a Feira da Paz se consolidou como um espaço de encontro das famílias, promovendo artesanato, gastronomia, cultura, negócios e muita música. Este ano, o evento conta com uma programação diversificada, reunindo shows de artistas locais e nacionais, além da participação de dezenas de feirantes e empreendedores.
A programação musical da 35ª Feira da Paz de Leopoldina promete agradar todos os gostos, reunindo talentos locais, regionais e atrações nacionais ao longo dos cinco dias de evento. A festa começa na quarta-feira, 3 de setembro, com o pagode envolvente do Grupo Degradê, às 20h. Na quinta-feira, 4 de setembro, o sertanejo toma conta do palco com a dupla Junior & Gustavo, às 21h.
Na sexta-feira, 5 de setembro, a diversidade musical marca presença. O público poderá curtir às 20h a irreverência da banda Só Parênt, que aquece a plateia para a apresentação da dupla Bruno & Nathan, às 22h, trazendo romantismo e sucessos do sertanejo contemporâneo.
O sábado, 6 de setembro, será um dos pontos altos do evento, com show do cantor Luan Severo, prata da casa, às 20h, em parceria com a Prefeitura de Leopoldina, seguido pela grande atração nacional Bruno & Denner, que sobem ao palco às 23h em um espetáculo que promete lotar o Parque de Exposições.
O encerramento da Feira, no domingo, 7 de setembro, terá início às 16h com a apresentação da cantora Janaina Gentil, que levará música de qualidade e muita energia para o público. Logo depois, às 18h, é a vez da banda The Knockers, trazendo a força do rock, seguida pela apresentação da Joana Dark às 20h, em um fechamento eletrizante.
Durante todos os dias de evento, a festa contará ainda com a presença do DJ Pedro Condé, que será responsável por manter a animação em alta do começo ao fim da programação.
Outro destaque da 35ª Feira da Paz de Leopoldina é o artesanato diversificado, que reúne talentos locais e regionais em um espaço dedicado à criatividade e à cultura. O público poderá encontrar peças únicas que vão desde utilitários a itens de decoração e acessórios, cada um carregando identidade, história e originalidade. A gastronomia é outro ponto forte da Feira, com opções para todos os gostos e idades. O público poderá saborear desde comidas típicas e quitutes regionais até pratos mais elaborados, além de lanches e sobremesas irresistíveis. Uma verdadeira experiência gastronômica, que transforma a Feira em um espaço de convivência e celebração, unindo tradição, diversidade e sabor em cada detalhe.
Outra novidade é a presença do tradicional Paris Center Parque, que há mais de 40 anos leva diversão e emoção para crianças, jovens e adultos, com uma dezena de atrações radicais e familiares.Uma das características mais marcantes da Feira da Paz é que ela é totalmente gratuita, visando garantir que todos, independentemente de suas condições econômicas, possam participar e desfrutar das diversas atividades oferecidas. A comunidade é convidada a se unir, compartilhar e celebrar a cultura local de maneira inclusiva
A Feira da Paz mantém viva, mais uma vez, a sua essência solidária. Todo o valor arrecadado é integralmente revertido pela APIL – Associação das Pioneiras de Leopoldina em benefícios voltados aos mais carentes, reforçando o caráter filantrópico do evento. Mais do que uma grande festa cultural, gastronômica e musical, a Feira é também um gesto de união e cuidado coletivo, que transforma a alegria do presente em esperança para o futuro.
A APIL
A Associação das Pioneiras de Leopoldina foi fundada em 21 de janeiro de 1989, por iniciativa da então primeira dama do Município, Doutora Maria Beatriz Neves Freire, com o objetivo de cuidar das causas sociais através do trabalho voluntário.
A Associação deu início a suas atividades com a criação do IDAL – Instituto de Desenvolvimento do Adolescente Leopoldinense para acolher adolescentes em situação de abandono, que mais tarde foi substituído pelo CAIC. Posteriormente, fundou a Creche Nossa Senhora da Rosa Mística.
Em terreno doado pelo senhor Nilton Toledo, foi construído o Bairro Serra Verde, com 83 casas feitas em regime de mutirão. O Bairro foi entregue aos moradores com rede de água, luz e esgoto também feitos com recursos angariados pela APIL. Também foram construídos banheiros nas casas do Bairro Limoeiro.
Durante todo o ano, a APIL realiza a doação de cestas básicas, materiais de construção, remédios, exames, consultas, depois de verificada a real carência dos respectivos donatários. Nesses 34 anos a Associação, que foi criada sem contar com nenhum tipo de recurso financeiro, fez muito pela população mais carente, sempre angariando recursos através da realização de eventos beneficentes.
Foto: Jornal Leopoldinense
Comentários