top of page

2ª Mostra de Cinema de Betim celebra o Grupo Energisa como referência nacional em investimentos culturais e sociais

  • jornalzonadamataon
  • há 4 minutos
  • 3 min de leitura

Programação começa nesta terça-feira (25) e vai até domingo (30).  

Foto: IT FILMES/ DIVULGAÇÃO 
Foto: IT FILMES/ DIVULGAÇÃO 

Em novembro, Betim recebe a 2ª Mostra de Cinema, um evento que celebra a força da indústria criativa e promove reflexões sobre os caminhos do audiovisual brasileiro. Nesse contexto, o Grupo Energisa será homenageado durante o seminário “Betim Indústria Criativa – Desafios e Caminhos Possíveis” como empresa “case” de sucesso em investimentos sociais e em projetos artístico-culturais. O Instituto Energisa e a Fundação Ormeo Junqueira Botelho serão apresentados como exemplos de atuação consolidada no cenário nacional, reforçando o papel da cultura como vetor de desenvolvimento. 

Além da homenagem, a agenda inclui uma ação de intercâmbio socioeconômico e cultural, realizada a partir do Instituto Energisa e a Instituição Ramacrisna. A iniciativa promoverá um encontro e troca de experiências entre colaboradores das duas entidades, seguido da exibição de curtas produzidos no Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira, projetos também incentivados pelo Grupo. Essa conexão entre Betim e Cataguases fortalece redes criativas e amplia oportunidades para novos talentos. 

A Mostra apresenta uma programação plural, com sessões especiais em homenagem a Lô Borges e Milton Nascimento, exibindo os longas Nada Será Como Antes, de Ana Rieper, e Milton Bituca Nascimento, de Flávia Moraes. Outro destaque é Otelo, o Grande, de Lucas H. Rossi, na “Sessão Especial: Igualdade Racial”, realizada em parceria com o projeto Novembro Negro, promovido pela Superintendência de Igualdade Racial da Prefeitura. 

 

Entre os títulos inéditos, estão Morte e Vida Madalena, de Guto Parente, e Um Dia Antes de Todos os Outros, de Valentina Homem e Fernanda Bond. A programação inclui ainda obras premiadas e celebradas, como o cotado ao Oscar O Agente Secreto, de Kleber Mendonça, vencedor do Urso de Prata em Berlim, e O Último Azul, de Gabriel Mascaro. Também estarão em cartaz Kasa Branca, de Luciano Vidigal, Manas, de Marianna Brennand, além de sucessos infantis como Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, inspirado na obra de Maurício de Sousa, e O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. 

Toda essa diversidade reforça a importância da cultura como ferramenta de transformação social. O incentivo à cultura é visto pela Energisa como uma forma de gerar impacto e desenvolvimento econômico, criando oportunidades para pessoas e comunidades. Essa visão, que faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa, norteia a participação do Grupo na Mostra, que se torna um espaço de compartilhamento de experiências e fortalecimento de parcerias estratégicas. 

 

“Acreditamos que a cultura é um direito fundamental do cidadão — e, no campo econômico, é uma força capaz de gerar riquezas, movimentar territórios e transformar realidades. Nosso compromisso vai muito além do entretenimento: apoiamos iniciativas que formam profissionais, fortalecem a economia criativa e promovem inclusão social. Por meio do Instituto Energisa e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, impulsionamos festivais, produções audiovisuais, oficinas e ações educativas que conectam talentos locais a oportunidades reais. Essa atuação consolidou a Energisa como referência nacional em investimentos culturais, mostrando que a arte é um vetor poderoso de desenvolvimento e transformação”, destaca Delania Cavalcante, coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa. 

 

 

Alegria Brasil conquista espaço no Rio Webfest 2025 

ree

Esse compromisso com a cultura também se reflete em outras iniciativas apoiadas pela Energisa. Antes mesmo do lançamento do longa Alegria Brasil, estrelado por Maria Alcina e com direção de Elizabete Martins, o projeto já conquista reconhecimento nacional: a série Bastidores da Alegria, making of do filme patrocinado pelo Grupo Energisa e pelo Instituto Energisa, foi indicada em duas categorias do Rio Webfest 2025, considerado o maior festival de webséries do mundo. A produção concorre na categoria Melhor Branded Content Series, que premia conteúdos capazes de unir marcas e boas histórias, criando conexões genuínas com o público, e na categoria de Melhor Série Documental Independente. O evento acontece entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. 

 

 
 
 

Comentários


Logo Zona Mata ZM Nova (1).png

© 2019 by GNR Comunicação e Marketing

bottom of page